Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Aspectos do mito em Invenção de Orfeu / Aspectos do mito em Invenção de Orfeu

Lermenn, Oscar.
Semina Ci. agr.; 1(3): 3-14, 1979.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-470442

Resumo

This article presents an application of the concept of myth according do "La Mythologie Primitive: le monde mythique des australiens et des papous" by Lucien Lêvy Bruhl. The applicability of the concept is exemplified by means of the structural and most recurrent elements of the epopee "Invenção de Orfeu" by Jorge de Lima. We also try to give evidence to the concept of the myth referred to above in the elements which contain reciprocal negation, as for instance: "We are poets without being born", "What armless hand wrote it", "The way out Is to laugh with the absent mouth". We still add the elements which offer sensorial falacy, Le., discrepancies between the sensorial and ideological level, between the world of poetic creativity and the world of reality. Based on the above premise, we reached the point to conclude for the amplification of the semantic field of the structural elements in expanding and always renewed articulations.  
  Fazemos neste artigo uma aplicação do conceito de mito segundo Lucien Levy Brúhl - La Mythologie Primitive: le monde mythique des australiens et des papous, Paris, Presses Universitaires de France, 1970. Exemplificamos a aplicabilidade do conceito com os elementos mais recorrentes e estruturais da epopéia "Invenção de Orfeu" de Jorge de Lima. Em seguida, procuramos evidenciar o conceito de mito a que nos referimos nos elementos que encerram negação recíproca, como: "existimos poetas sem nascermos", "que mão sem braço o escreveu", "o feito é rir com a boca ausente". Acrescentamos ainda os elementos que oferecem falácia sensoirial, isto è, discrepâncias entre os níveis sensorial e ideológico; entre o mundo da criatividade poética e o mundo da realidade. A partir desta fundamentação, estamos em condições de, nos próximos artigos, apresentar a conclusão a que chegamos - a amplificação do campo semântico dos elementos estruturais em articulações crescentes e sempre renovadas.  
Biblioteca responsável: BR68.1