Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Contribuição ao estudo do alcoolismo: repercussões anti-sociais / Contribuição ao estudo do alcoolismo: repercussões anti-sociais

Vargas Nunes, Sandra.
Semina Ci. agr.; 3(12): 317-320, 1982.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-472911

Resumo

This study analyses the causal relationship between alcoholism and anti-social acts. Both alcoholism and criminality have a common cause. In only a few cases the alcoholism is directly responsible for the criminality, and the casual linking between alcoholism and anti-social acts is accidental. 
Análise de 31 casos de alcoolismo com o objetivo de verificar se a relação entre alcoolismo e atos anti-sociais se apresenta como um nexo de causa e efeito ou se, independentemente do alcoolismo, o indivíduo já praticava atos anti-sociais. A pesquisa foi realizada através de questionários-entrevista, fazendo-se um levantamento biográfico dos indivíduos desde a sua concepção até o momento atual. Verificou-se também sua adaptação ao meio familiar, social, escolar e profissional e a prática de atos anti-sociais na infância, de acordo com a classificação de GRUNSP Chegou-se à conclusão de que o nexo causal entre alcoolismo e atos anti-sociais apresenta-se como acidental e o alcoolismo não constitui necessariamente um fato responsável direto e único pelos atos anti-sociais, mas associado a fatores diversos, liberando instintos hetero-agressivos presentes nos indivíduos, mas reprimidos até então.   
Biblioteca responsável: BR68.1