Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação bromatológica e digestibilidade in vitro de rações para bovinos formuladas com coprodutos da indústria do milho e do ácido cítrico

Litz, Fernanda Heloisa; Fernandes, Evandro de Abreu; Pimenta, Cesar Calabria; Fagundes, Naiara Simarro; Ferreira, Isabel Cristina; Gonçalves, Mayara Fabiane.
Vet. Not.; 20(2): 42-47, Jul-Dez. 2014. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-481274

Resumo

Objetivou-se avaliar a composição bromatológica e o valor de digestibilidade in vitro de dietas formuladas para bovinos com três coprodutos oriundos da indústria de processamento do milho e do ácido cítrico. As dietas foram formuladas e produzidas à base de coprodutos do milho, farelo de glúten de milho 21 (Promill), farelo de glúten de milho úmido (Golden Mill) e bagaço de cana, sendo os tratamentos : Dieta basal controle (A), Dieta teste com inclusão do coproduto Micélio (M), Dieta teste com inclusão do coproduto Précoat (P), Dieta teste com inclusão do coproduto Rafinate (R). Foram determinadas os teores de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), matéria mineral (MM), fibra detergente ácido(FDA), fibra detergente neutro(FDN) das matérias prima e das dietas, como também o valor de digestibilidade in vitro para cada um dos nutrientes. Os dados foram submetidos à análise de variâncias e as médias comparadas pelo teste de Tukey 5%. a digestibilidade da matéria seca (DMS) da dieta controle e aquela produzida com a inclusão do coproduto micélio. A dieta produzida com a inclusão de precoat teve um valor de DMS intermediário, enquanto a inclusão do rafinate apresentou piores valores para digestibilidade. A digestibilidade da proteína bruta (DPB) foi maior (96,36%) na dieta com inclusão do micélio, sendo superior à ração controle (95,65%). A dieta com a inclusão do rafinate apresentou o menor valor de digestibilidade (92,51%) para a proteína bruta. As frações lipídicas das dietas apresentaram resultado de digestibilidade igual nos tratamentos controle, precoat e rafinate. A digestibilidade da fração mineral (DMM) das dietas se mostrou igual nos tratamentos controle, micélio e precoat. A dieta controle mostrou maior DFDA e DFDN, seguida pelas dietas com inclusão do micélio, precoat e rafinate.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1