Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Comparative productivity of Mischocyttarus cerberus styx (Richards, 1940) and Mischocyttarus cassununga Saussure (von Ihering, 1903) in an anthropic environment as evaluation for differences in ecological strategies

Antonio Harada Penna, Marcelo; Gobbi, Nivar; Corrêa Giacomini, Henrique; Prezoto, Fábio; Marcel Fernandes Gonçalves, Filipe.
R. bras. Zoo.; 9(2)2007.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-482603

Resumo

Produtividade comparativa de Mischocyttarus cerberus styx (Richards, 1940) and Mischocyttarus cassununga Saussure (von Ihering, 1903) em ambiente antrópico para avaliação de diferenças nas estratégias ecológicas. A biologia e produtividade de Mischocyttarus cerberus e Mischocyttarus cassununga foram estudadas em condições semi-urbanas em Rio Claro, SP - Brasil.As espécies apresentaram fundação assincrônica e abandono de ninhos ao longo do ano. Como esperado, o número de fundações diferiu significativamente entre as espécies assim como o sucesso na produção de adultos, mas não foram diferentes em relação as causas da mortalidade. A proporção de sucesso das colônias foi significativamente maior em M. cerberus. Tamanho da colônia, número de células, número de adultos produzidos e ciclo de vida da colônia não apresentaram diferenças entre as espécies. A análise de covariância apenas confirmou que o número de adultos produzidos, número de células e ciclo de vida da colônia são todos significativamente correlacionados, entretanto, não foram verificadas diferenças entre as espécies com relação a qualquer variável. Os dados sugerem que M. cassununga e M. cerberus a despeito de suas similaridades devem provavelmente adotar diferentes estratégias ecológicas.
Biblioteca responsável: BR68.1