Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Análise do efeito do tipo de substrato para pupação na disperção larval pós-alimentar em Chrysomya albiceps ( Wiedmann ) ( Diptera, Calliphoridae )

Gomes, Leonardo; Gomes, Guilherme; Gutierrez Oliveira, Helena; Jordan Morlin Junior, José; José Von Zuben, Claudio; Rogério Sanches, Marcos.
R. bras. Zoo.; 9(1)2007.
Artigo em Português | VETINDEX-Express | ID: vti-482707

Resumo

Moscas-varejeiras utilizam substratos discretos e efêmeros para reprodução e para nutrição larval. Após a exaustão da comida, as larvas começam a se disperçar a procura de locais para a pupação ou de fonte adicional de alimento, processo denominado de disperção larval pós-alimentar. O tipo de substrato pode afetar esse processo e alguns de seus aspectos foram investigados em Chrysomya albiceps neste trabalho, utilizando uma arena circular coberta com vermiculita, a fim de permitir a disperção radial larval a partir do centro e comparar com outros estudos com serragem. Para determinar a localização de capa pupa, a arena foi dividida em 72 setores iguais. Para cada pupa a distância a partir do centro da arena, o peso e a profundidade de enterramento foram determinados. Testes estatísticos de regressão e correlação a 95% de confiança e análises direcionais para as variáveis estudadas foram feitos para verificar a relação entre peso, profundidade e distância de enterramento para pupação. Diferenças entre sexos quanto às distâncias percorridas, peso e profundidade de enterramento foram feitas com uso do teste de Kruskal-Wallis. Foi verificado que as larvas que mais dispersam são aquelas com menor peso, o que corrobora os dados obtidos em outros estudos. A maioria das larvas alcançou a distância de enterramento para pupação entre 5 e 20 cm (21,39 em média). A compreensão do estudo de
Biblioteca responsável: BR68.1