Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação da qualidade microbiológica de iogurtes de produção regional, comercializados no município de São Luís, MA / Evaluation of microbiological quality of yoghurt on the regional production, marketed in the cities of São Luís, MA

Sales, Sofia Sousa; Costa, Francisca Neide; Alves, Lúcia Maria Coelho; Sousa, Jennefer Guimarães de; Machado, Pedro Paulo.
Hig. aliment; 21(157): 118-122, dez. 2007. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-50082

Resumo

O iogurte é um dos produtos lácteos mais consumidos em nosso país. Entretanto, a presença de contaminantes constitui, hoje, um dos grandes problemas para a indústria láctea, causando a perda do produto em função das alterações de sabor, cor e também deterioramento do produto, se este não é refrigerado de forma adequada durante a comercialização. Com o objetivo de avaliar as condições microbiológicas dos iogurtes de fabricação regional comercializados no município de São Luís-MA foram analisadas amostras de iogurte, de diferentes marcas e sabores, procedentes de diferentes estabelecimentos comerciais do município. Realizaram-se a determinação do número mais provável (NMP) de coliformes totais e coliformes termotolerantes, pesquisa de Escherichia coli e contagem de bolores e leveduras. (...) Os resultados demonstram que as amostras de iogurte analisadas estão em condições de má qualidade higiênico-sanitária, sendo muitas vezes qualificadas como produto impróprio para o consumo, sendo necessária maior ação fiscalizadora dos órgãos responsáveis pelos serviços de Inspeção e Vigilância Sanitária.(AU)
Biblioteca responsável: BR526.1
Localização: BR68.1