Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Parâmetros bioquímicos para avaliação da função renal e do equilíbrio hidroeletrolítico em bezerras sadias, da raça Holandesa, no primeiro mês de vida / Biochemical parameters for evaluation of renal function and fluid and electrolyte balance of healthy female Holstein calves during the first month of life

Benesi, Fernando José; Coelho, Clarisse Simões; Leal, Marta Lizandra do Rêgo; Mirandola, Regina Mieko Sakata; Lisbôa, Júlio Augusto Naylor.
Braz. j. vet. res. anim. sci; 42(4): 291-298, 2005. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-5448

Resumo

Para o estabelecimento dos valores de referência de variáveis bioquímicas utilizadas na avaliação da função renal e do equilibrio hidroeletrolítico de bezerras sadias, da raça Holandesa, no primeiro mês de vida, utilizou-se amostras de soro sangüíneo de 300 animais, distribuídos por 15 grupos experimentais, de acordo com o tempo de vida pós-nascimento. Considerou-se na análise dos resultados a influência do fator etário. As concentrações de uréia sérica apresentaram oscilações, atingindo um valor máximo nos animais com 4 dias de vida (31,85 mg/ dl), seguindo com queda significativa, alcançando a taxa mínima nos bezerros com 15 a 20 dias de vida. De forma semelhante, a taxa de creatinina sérica foi maior nos grupos de animais mais jovens (grupo 1 - 2,65 mg/ dl), evoluindo com declínio progressivo até atingir valor mínimo nos animais mais velhos (grupo 15 -1,28 mg/dl). As taxas do sódio tiveram pequenas oscilações até 15 dias de vida quando ocorreu o valor mínimo (125,9 mEq/l); a seguir houve aumento significativo com taxa máxima nos animais com 20 a 25 dias (141,5 mEq/l). Quanto ao potássio sérico, o valor mínimo foi detectado nos animais mais jovens (grupo 1 - 4,30 mEq/l), seguido por aumento significativo e até atingir o maior valor nos grupos de animais com 5 a 9 dias de vida (5,27 mEq/l). A influência do fator etário provou-se significativa para praticamente todos os constituintes bioquímicos estudados, com exceção da determinação de cloreto sérico.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1