Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Efeito do gene receptor de prolactina sobre características quantitativas de interesse econômico em suínos / Effect of prolactin receptor gene on the quantitative characteristics of economic interest on pigs

Alonso, Vivian; Santana, Bárbara Amélia Aparecida; Pirage Junior, Waldesse; Goulart, Luiz Ricardo; Diniz, Heyder da Silva; Machaim, Maurício Franco; Borges, Graciele Segantini Nascimento.
Braz. j. vet. res. anim. sci; 40(5): 366-372, 2003. ilus, tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-555

Resumo

O aumento da produtividade e qualidade dos produtos animais vem se tornando de grande interesse econômico. A prolactina (PRL) é um hormônio essencial para o sucesso reprodutivo e seu receptor (RPRL) tem sido detectado em vários tecidos². O gene RPRL foi recentemente mapeado em suínos no cromossomo 16(6). Este trabalho teve como objetivo analisar a frequência genotípica do RPRL em três diferentes raças de suíno, Landrace, Large White e Pietrain e correlacionar os genótipos com características de interesse. Foram analisados um total de 124 animais. O DNA foi extraído de sangue total suíno e submetido a técnica de PCR-RFLP, para determinação do genótipo do gene do receptor da prolactina. As análises estatísticas mostraram que o genótipo RPRL teve efeito sobre peso médio diário na raça Landrace (p<0,0135). As médias de DEPGMD na raça Landrace também foram diferentes em relação ao genótipo (p< 0,0610), confirmando a análise dos dados reais de Ganho de Peso Médio Diário. Métodos de seleção assistida por marcadores, juntamente com métodos de seleção tradicional poderão ser utilizados para potencializar e acelerar o melhoramento de características de interesse econômico em suínos, onde o gene do receptor de prolactina (RPRL) poderá ser utilizado como um marcador molecular para o ganho de peso médio diário real e sua DEP.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1