Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Evaluation of the performance of the modified direct agglutination test (MAT) for detection of Toxoplasma gondii antibodies in dogs / Avaliação da performance do teste de aglutinação modifica (MAT) para a detecção de anticorpos anti-Toxoplasma gondii em cães

Cañón Franco, William Alberto; Bergamaschi, Denise Pimentel; Richtzenhain, Leonardo José; Nogueira, Yeda; Camargo, Luís Marcelo Aranha; Souza, Silvio Luís Pereira de; Gennari, Solange Maria.
Braz. j. vet. res. anim. sci; 40(6): 452-456, 2003. tab
Artigo em Inglês | VETINDEX | ID: vti-598

Resumo

Toxoplasmose é uma zoonose que vem sendo objeto de estudos no Brasil e em todas as partes do mundo. Os cães são considerados sentinelas da infecção, podendo carrear o agente pelo ambiente. Levantamentos soro-epidemiológicos desses animais são importantes ferramentas de vigilância e controle da doença em programas de saúde. Neste estudo a performance do Teste de Aglutinação Modificada (MAT) no sorodiagnóstico da toxoplasmose canina foi avaliado e comparado à reação de imunoflorescência indireta (RIFI). Uma amostra de 157 soros de cães do município de Monte Negro, Rondônia, com 76.40 por cento de animais positivos ao Toxoplasma gondii (RIFI =16) foi analisado utilizando o MAT (=25) e apresentou sensibilidade de 85,00 por cento (Intervalo de Confiança 95,00 por cento: 79,4-90,60 por cento) e especificidade de 100,00 por cento.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1