Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Antimicrobial susceptibility of coagulase-negative staphylococci isolated from meat-producing ewes with mastitis / Susceptibilidade antimicrobiana de cepas de estafilococcos coagulase-negativa isolados de ovinos de corte com mastite

Della Libera, A. M. M. P; Blagitz, M. G; Souza, F. N; Batista, C. F; Azedo, M. R; Benites, N. R; Melville, P. A; Gomes, V.
Arq. bras. med. vet. zootec; 62(6): 1499-1502, Dec. 2010. tab
Artigo em Inglês | VETINDEX | ID: vti-6055

Resumo

Avaliou-se a sensibilidade antimicrobiana in vitro de 121 cepas de estafilococos coagulase-negativa isolada de leite de ovelhas Santa Inês, aos fármacos: penicilina, amoxicilina, ampicilina, estreptomicina, oxaciclina, neomicina, cefalotina, gentamicina e sulfonamida. A resistência à sulfonamida foi a mais frequente (27,3 por cento), seguida pela estreptomicina (14,0 por cento) e pela oxaciclina (14,0 por cento), enquanto da gentamicina (1,6 por cento) foi a menos frequente. Todas as cepas foram sensíveis a pelo menos um antimicrobiano, e 20,3 por cento das cepas apresentaram resistência múltipla. Os resultados mostram a importância de Staphylococci coagulase-negativas como agentes causadores de mastite em ovinos, e o perfil de resistência múltipla indica a importância da determinação da resistência à oxaciclina como indicador da presença de ilhas de patogenicidade que contêm fatores de virulência e resistência a outros antimicrobianos que contribuem para a sobrevivência da bactéria ao tratamento.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1