Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Occurrence of antibodies anti-Neospora spp. in cart horses and Crioula breed horses from Rio Grande do Sul state / Ocorrência de anticorpos anti-Neospora spp. em cavalos de carroça e equinos da raça Crioula no estado do Rio Grande do Sul

Toscan, G; Vogel, F. S. F; Cadore, G. C; Cezar, A. S; Sangioni, L. A; Pereira, R. C. F; Oliveira, L. S. S; Lopes, S. T. A.
Arq. bras. med. vet. zootec; 63(1): 258-261, Feb. 2011.
Artigo em Inglês | VETINDEX | ID: vti-6129

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a frequência de detecção de anticorpos contra Neospora spp. em cavalos de carroça e em cavalos da raça Crioula. Para tal, 214 amostras de soro foram coletadas e analisadas pela técnica de imunofluorescência indireta, das quais 91 eram de cavalos de carroça e 123 de cavalos da raça Crioula, todas provenientes da região central do Rio Grande do Sul. As frequências de anticorpos detectadas foram: 15,9% (34/214) na população total estudada, 15,4% (14/91) nos cavalos de carroça e 16,3% (20/123) nos cavalos da raça Crioula. Estes resultados sugerem que a infecção por Neospora spp. está presente igualmente nas duas populaç ões. Assim, devido à importância e ao padrão da patogênese da neosporose em equinos, Neospora spp. deve ser incluído no diagnóstico de problemas reprodutivos em éguas e em casos de problemas neurológicos em equinos.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1