Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Infecção por Strongyloides westeri em éguas receptoras e potros mangalarga marchador provenientes de dois haras de Cabaceiras do Paraguaçu, Bahia, Brasil

Rio Ribeiro, Raul; Machado Silva, Rodrigo; Albuquerque de Brito, Juliana; Firmino da Silva Neto, Adolfo; Magno da Silva, Sydnei.
Ci. Vet. Tróp.; 17(3): 76-76, 2014.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-689863

Resumo

Entre as diferentes causas infecciosas de enterite em potros, encontra-se a de cunho parasitária causada por Strongyloides westeri, cuja transmissão ocorre, principalmente, por meio do colostro ou leite de éguas infectadas. Ainda que geralmente assintomática, os distúrbios gastrintestinais da estrongiloidíase podem resultar em diarreia, desidratação, anorexia, apatia, perda de peso ou taxa de crescimento reduzida, alterações metabólicas, desequilíbrio acidobásico e hidroeletrolítico, podendo culminar em morte de potros. Este trabalho teve como finalidade avaliar a infecção por S. westeri em éguas receptoras SRDs (Sem Raça Definida), animais de baixo valor zootécnico, e seus potros Mangalarga Machador, de alto valor comercial, pertencentes a dois haras da região de Cabaceiras do Paraguaçu, Bahia, Brasil. Para tal, amostras fecais foram colhidas diretamente da ampola retal de sete receptoras (de seis a dez anos) e seus potros ( seis meses), totalizando 14 amostras.
Biblioteca responsável: BR68.1