Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Infecção por Strongyloides westeri em éguas receptoras e potros mangalarga marchador provenientes de dois haras de Cabaceiras do Paraguaçu, Bahia, Brasil

P. Oliveira-Filho, Jose; M. Dias, Natalia; C. Gonçalves, Roberto; M. Amorim, Rogério; B. Chiacchio, Simone; Giorgi A. Andrade, Danilo; C. D. Pires, Paula; S. Borges, Alexandre.
Ci. Vet. Tróp.; 17(3): 78-78, 2014.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-689916

Resumo

O cloridrato de zilpaterol é um agonista -adrenérgico utilizado para melhorar a eficiência alimentar de ruminantes e a performance atlética de equinos. Os agonistas -adrenérgicos são amplamente utilizados, pelo seu efeito broncodilatador, no tratamento de algumas doenças inflamatórias das vias aéreas. Em equinos, a ingestão de 0,17mg/kg de zilpaterol é suficiente para induzir em poucos minutossudorese, taquicardia e tremores musculares.Entrentanto, a intoxicação ocasionada por agonistas -2 adrenérgicos, utilizados na pecuária ainda é pouco relatada nesta espécie. Descreve-se um caso de um equino, fêmea, Quarto de Milha, com 10 anos de idade e 350 kg de PV atendido no serviço de Clínica de Grandes Animais da FMVZ, Unesp, Botucatu com sinais clínicos caracterizados por:agitação, sudorese profusa, taquicardia (120 bpm), mucosas congestas, fasciculações musculares (principalmente do grupo muscular dos membros pélvicos), hipermotilidade intestinal, mas sem alterações no exame de palpação retal.
Biblioteca responsável: BR68.1