Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

ULTRASSONOGRAFIA DOPPLER DE VEIAS HEPÁTICAS EM CÃES OBESOS COM INFILTRAÇÃO GORDUROSA HEPÁTICA E COMPARAÇÃO COM MODELO EXPERIMENTAL EM RATOS

Figueira Carvalho, Cibele; Martins Vargas, Alessandra; Marques Jericó, Márcia; César Viani, Flavio; Cristina Chammas, Maria; Cogliati, Bruno.
Vet. Zoot.; 19(1, supl. 1): 35-37, 2012.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-699011

Resumo

Foi realizado um estudo dos efeitos progressivos da infiltração gordurosa hepática difusa (IGHD) na morfologia da onda Doppler na veia hepática (VH) em modelo experimental desenvolvido em ratos e comparou-se com casos clínicos de obesidade em cães com diferentes graus de esteatose hepática. Observou-se uma diferença estatisticamente significante (p 0,0028) na morfologia da onda das VH entre os grupos (clínico e controle). Ambos os grupos clínico e experimental apresentaram uma correlação inversa entre o grau de infiltração gordurosa hepática detectada ao exame ultrassonográfico e o aspecto fásico do fluxo hepático venoso. Cães obesos com infiltração gordurosa hepática moderada e grave apresentaram traçados com morfologias de ondas Doppler anormais das VH e proporcional a gravidade de esteatose hepática. Mais estudos são necessários para determinar se a morfologia da onda Doppler das VH pode retornar ao normal após a perda de peso desses animais e assim verificar se estes parâmetros podem servir para monitorar a evolução clínica dessa doença.
Biblioteca responsável: BR68.1