Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

COMPORTAMENTO DE VACAS MESTIÇAS HOLANDÊS X ZEBU, PORTADORAS DE DOENÇAS DIGITAIS, EM SISTEMA INTENSIVO (RESULTADOS PARCIAIS)

L.A.F., SILVA; R.E., RABELO; V.T., BARBOSA; A.C.S., SILVA; C.R.O., LIMA; I.R., LIMA; A.L., RAMOS; C.O., GUIMARÃES; L.G., FRANCO; L.J., ABUD; L.R., MARTINS.
Vet. Not.; 12(2)2006.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-711356

Resumo

A dermatite digital bovina é considerada um dos principais obstáculos econômicos e produtivos à bovinocultura, que direta ou indiretamente pode levar a alterações do comportamento dos animais e conseqüentemente comprometimento do desempenho produtivo. O objetivo do presente estudo foi avaliar o comportamento de vacas leiteiras portadoras de dermatite digital em comparação a vacas saudáveis. O estudo está sendo desenvolvido em uma propriedade rural do Estado de Goiás, entre os meses oito e nove de 2006, avaliando-se o comportamento de 20 vacas mestiças Holandês X Zebu, em lactação, manejadas intensivamente, divididas em dois grupos (GI e GII), com dez animais cada. Os animais saudáveis foram alocados no GI, enquanto que as vacas portadoras de lesões digitais em diferentes graus, foram alocadas no GII. As observações foram realizadas por três profissionais, durante três dias consecutivos, no período diurno entre seis e 18horas, com intervalos de 10 minutos. Foram avaliados o posicionamento durante o período observado (quadrupedal ou em decúbito), período de alimentação, freqüência de ingestão de água, movimentação durante o período de ordenha, e ócio. O tempo médio dispensado pelos animais para exercer cada atividade avaliada foi transformado em percentual do tempo total de observação por dia. Em relação ao posicionamento, observouse que em ambos os grupos os animais mantiveramse
Biblioteca responsável: BR68.1