Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

EVOLUÇÕES CL?NICA E RADIOGR?FICA DE EQUINO COM MIELOPATIA CERVICAL ESTENÓTICA SUBMETIDO A TRATAMENTO CONSERVATIVO - RELATO DE CASO

isonGeisonGeisonGeison; Acosta Duarte, Cláudia; da Silva Fialho, Sérgio; Castro Moraes, Paola; Sérgio Patto dos Santos, Paulo.
Vet. Not.; 14(2)2008.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-711408

Resumo

A mielopatia cervical estenótica caracteriza-se por manifestação neurológica decorrente de estenose do canal vertebral cervical. Manifesta-se por incoordenação motora e ataxia, com maior comprometimento dos membros pélvicos. Quase todos os animais acometidos apresentam líquor sem alteração, sendo o diagnóstico definitivo estabelecido por meio de mielografia, sendo mensurada a coluna vertebral de contraste dorsal. Este estudo objetivouse relatar a evolução do tratamento conservativo em um equino apresentando incoordenação motora grau 4 e ataxia severa. Na avaliação radiográfica observouse ponto de compressão dinâmica entre C3-C4 e de estenose estática em C5. Decorridos 12 meses, o animal apresentou melhora clínica, quando foi evidenciado incoordenação grau 1 e ausência de alterações radiográficas. O que nos permitiu concluir a viabilidade do tratamento conservativo frente aos resultados observados em condutas cirúrgicas.
Biblioteca responsável: BR68.1