Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Impactos do manejo do uso do óxido crômico sobre o desempenho de bovinos Nelore suplementados em pastagens de "Brachiaria brizantha"

Rodrigues Silva, Robério; Nunes do Prado, Ivanor; Ferreira da Silva, Fabiano; Maria Zeoula, Lúcia; Almeida de Santana Junior, Hermogenes; Giordano Pinto de Carvalho, Gleidson; Oliveira Cardoso, Elisangela; de Araújo Marques, Jair; Bacelar Lima Mendes, Fabrício; Lopes Paixão, Mônica.
Artigo em Inglês | VETINDEX | ID: vti-711898

Resumo

Objetivou-se, com este experimento, estudar os efeitos da aplicação do óxido crômico sobre o desempenho animal, conversão alimentar e eficiência alimentar em novilhos da raça Nelore suplementados em pastagens de Brachiaria brizantha. Testaram-se quatro níveis de suplementação em função do peso vivo: sal mineral, 0,3%, 0,6% e 0,9%. Os suplementos continham milho grão moído, uréia, mineral e farelo de soja. Foram utilizados 10 animais, por tratamento, dos quais cinco receberam óxido crômico para determinação do consumo de forragem. O experimento teve duração de 84 dias, com pesagens intermediárias a cada 28 dias. Foram avaliados os impactos da administração do óxido nos períodos de 28, 56 e 84 dias. Os ganhos de peso diferiram em todos os níveis de suplementação, dentro dos períodos de 28 e 56 dias. Após 84 dias houve diferença apenas para os níveis de 0,6 e 0,9%. A conversão alimentar e a eficiência alimentar só foram determinadas nos períodos de 56 e 84 dias devido aos ganhos negativos no período inicial de 28 dias. Nos dois períodos avaliados, verificou-se efeito com elevação da conversão alimentar e diminuição da eficiência alimentar. Para garantir a precisão dos resultados experimentais, não devem ser incluídos, nos dados de ganho de peso, conversão e eficiência alimentar, os resultados oriundos das unidades amostrais utilizadas para avaliação do consumo em pastejo, nas quai
Biblioteca responsável: BR68.1