Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Aspectos histopatológicos da reação inflamatória em bovinos parasitados por larvas (L3) de Dermatobia hominis (Linnaeus Jr., 1781)

neSimoneSimoneSimone; Thomaz Soccol, Vanete; Polack, Evelyne; Caetano Fortes, João; dos Reis Filho, Herculano; Rönnau, Milton.
R. bras. Ci. Vet.; 11(1-2): 1-2, 2004.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-712288

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido nos Laboratórios de Citologia e Histologia da UFPR, durante o período de setembro de1999 a agosto de 2000. O objetivo do trabalho foi avaliar, por meio da histologia, a reação inflamatória em biópsias de pele debovinos parasitados por larvas (L3) de Dermatobia hominis (Linnaeus Jr., 1781). A presença da larva (L3) de D. hominis na peledos bovinos gerou um processo inflamatório crônico, caracterizado por infiltração de células mononucleares (que incluíammacrófagos, linfócitos, plasmócitos) e células epiteliais resultantes da destruição tecidual e fibrose. As amostras das lesõescutâneas continham, na derme profunda e subcútis, extensas áreas de cavitação revestida por abundante número de neutrófilosdegenerados e tecido de granulação densamente infiltrado por linfócitos, plasmócitos, macrófagos.
Biblioteca responsável: BR68.1