Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Enfermidades do trato respiratório posterior em eqüinos de equitação no Rio de Janeiro: prevalência e aspectos clínico-laboratoriais

anielDanielDanielDanielDaniel; Henrique Machado, Carlos; Soares Duarte, Carla; Wachholz, Lúcia; Roberto P. de Andrade Lima, José; Roberto Fernandes, Wilson.
R. bras. Ci. Vet.; 12(1-3): 1-3, 2005.
Artigo em Português | VETINDEX-Express | ID: vti-712485

Resumo

Enfermidades do trato respiratório posterior em eqüinos estabulados em grandes centros urbanos são uma realidade emvários locais do mundo. Com o objetivo de verificar a prevalência e discutir aspectos clínico-laboratoriais relevantes para odiagnóstico das enfermidades do trato respiratório posterior, foram examinados 23 eqüinos, regularmente utilizados paraequitação, pertencentes ao Regimento Escola de CavalariaAndrade Neves EB/ME/RJ, com sintomas sugestivos de doençarespiratória, sendo 14 machos e 09 fêmeas, com idades variando de 03 a 22 anos e pesando entre 400 e 530 kg. Realizaramseexame físico, endoscopia, hemograma, dosagem de fibrinogênio plasmático e citologia do lavado broncoalveolar. Considerando-se o total de animais examinados encontrou-se 4,3% de doença pulmonar obstrutiva crônica, 8,7% de broncopneumonias,17,4% de doença inflamatória de vias aéreas, 47,8% de hemorragia pulmonar induzida pelo exercício e 4,3% de doençapulmonar indiferenciada.
Biblioteca responsável: BR68.1