Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Teste in vitro do efeito acaricida do óleo essencial de Melaleuca alternifolia sobre Otodectes cynotis In vitro test of the acaricide effect of the Melaleuca alternifolia essential oil on Otodectes cynotis

de Cássia Silva Neves, Rita; Helena Santos Ferraz, Rosa; Jorge Mendonça, Adriane; Rosolem Lima, Samara; Augusto Seabra Cruz, Felipe; Gomes Rosa, Jaqueline; Aparecida Fátima Mateus, Lúcia; Ferraz, Vany; Antunes Barros, Luciano.
R. bras. Ci. Vet.; 20(1)2013.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-712503

Resumo

A otocariose é uma doença parasitária causada pelo ácaro Otodectes cynotis, sendo frequentemente observado no ouvido de cães e gatos, como um dos principais causadores de otite externa. Para o tratamento da otocariose é necessário o uso de substâncias acaricidas. No entanto é crescente o número de relatos sobre a resistência parasitária, sendo este um motivo de preocupação por parte de clínicos e proprietários. Este trabalho teve por objetivo testar o efeito acaricida, in vitro, do óleo essencial de melaleuca (Melaleuca alternifolia) contra o ácaro Otodectes cynotis. Foram selecionados ácaros coletados do conduto auditivo de cães, tendo como critério a integridade estrutural e a ativa movimentação.  Estes ácaros foram mantidos em placas de Petri e distribuídos em três grupos, correspondendo a três tratamentos diferentes: loção a 5% de óleo essencial de melaleuca; loção a 5% de tiabendazol e loção não-iônica, veículo utilizado nas duas loções anteriores. Foram realizados exames com intervalos regulares de uma hora após o início do experimento, até o total de 5 horas, utilizando a motilidade e integridade estrutural como parâmetros de avaliação. O óleo essencial de melaleuca apresentou propriedade acaricida, in vitro, desde a primeira hora de tratamento, podendo vir a ser uma opção de tratamento eficiente para a otocariose.
Biblioteca responsável: BR68.1