Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Soroprevalência de anticorpos anti-Toxoplasma gondii em ovinos da raça Santa Inês na região da grande Vitória, Estado do Espírito Santo

Marreiro Azevedo Tesolini, Pauliana; Gustavo Casotti Leão, Álann; Alexandre Vaillant Beltrame, Marcus; Vinicius Gumieiro, Marcos; Barioni, Graziela.
R. bras. Ci. Vet.; 19(1): 38-41, 2012.
Artigo em Português | VETINDEX-Express | ID: vti-712543

Resumo

A toxoplasmose tem como agente etiológico Toxoplasma gondii, possui distribuição mundial sendo de extrema importância médico-veterinária, uma vez que pode causar aborto e doenças congênitas em várias espécies de hospedeiros intermediários, além de ser considerada uma importante zoonose. O objetivo deste estudo foi pesquisar a soroprevalência de anticorpos anti-Toxoplasma gondii em ovinos da raça Santa Inês, criados em diferentes regiões dos municípios da Grande Vitória no estado do Espírito Santo (ES). Foram coletadas amostras de sangue de 236 ovinos criados em seis propriedades rurais dos municípios de Vila Velha, Guarapari, Serra e Cariacica. Os soros foram submetidos à reação de Hemaglutinação Indireta (HAI) para a detecção de anticorpos anti-T.gondii da classe IgG. A prevalência encontrada de soroconversão foi de 38,5%. Em relação à faixa etária, foram encontrados 5,4% positivos nos animais jovens e 33,0% nos adultos. A presença de gato, animais silvestres, o trânsito de animais e as condições de higiene das instalações influenciam diretamente na ocorrência da toxoplasmose em ovinos.
Biblioteca responsável: BR68.1