Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação histológica do polímero derivado do óleo de mamona (Ricinus communis) aplicado na diáfise proximal da tíbia de cães

Sarlo Fernandes, Edilaine; Pacheco Batista Borges, Andréa; Isabel Vargas Viloria, Marlene; Gonzaga Pompermayer, Luiz; Torres Neto, Cristiane; Barbosa de Oliveira, Cleber.
R. bras. Ci. Vet.; 14(2)2007.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-712547

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo avaliar histologicamente a biocompatibilidade e osteointegração do polímero derivado doóleo de mamona (Ricinus communis) usado como substituto no preenchimento de falha óssea, provocada na diáfise proximalda tíbia de cães. Foi realizado um estudo experimental utilizando-se 20 cães, clinicamente sadios, que foram separados emdois grupos de dez cada. O grupo 1 recebeu tratamento com a poliuretana de mamona (PDOM) e o grupo 2, sem tratamento,foi utilizado como controle. Retirou-se um fragmento ósseo na tíbia com cerca de 10 x 5 mm de tamanho e a falha ósseaprovocada foi preenchida no grupo 1 com a poliuretana derivada do óleo de mamona. Para análises histológicas, dois animaisde cada grupo foram eutanasiados aos oito, 30, 60, 120 e 180 dias após a cirurgia. No exame histológico não foi obsevadaintegração do PDOM no grupo tratado. O reparo do defeito dos animais do grupo controle ocorreu aos 30 dias. Não foiobservada reação tipo corpo estranho nem completo reparo dos defeitos tratados com o polímero.
Biblioteca responsável: BR68.1