Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Ocorrência de anticorpos homólogos anti-Borrelia burgdorferi em eqüinos de propriedades dos municípios de Três Rios e Vassouras, estado do Rio de Janeiro

Cunha Madureira, Renata; do Nascimento Corrêa, Fabíola; Costa da Cunha, Nathalie; da Silva Guedes Junior, Daniel; Henrique da Fonseca, Adivaldo.
R. bras. Ci. Vet.; 14(1)2007.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-712703

Resumo

Borrelia burgdorferi é uma espiroqueta transmitida por carrapatos, de ampla distribuição geográfica, que acomete o homeme animais domésticos, tendo os animais silvestres como reservatórios. O presente estudo teve como objetivo relatar aocorrência de eqüinos soropositivos para B. burgdorferi, por meio de inquérito soroepidemiológico utilizando o ensaio deimunoadsorção enzimática (ELISA) indireto. Procedeu-se a análise sorológica de 747 soros de eqüinos, onde 431 pertenciamao município de Três Rios e 316 ao de Vassouras, ambos do estado do Rio de Janeiro. Um total de 212 (28,4%) animais forampositivos ao ensaio. O resultado observado foi similar aos descritos para animais no Brasil e Estados Unidos da América,tendo sido verificado que os animais apresentaram anticorpos homólogos anti-Borrelia burgdorferi stricto sensu, corroborandocom a ocorrência de Borrelia sp. em eqüinos no estado do Rio de Janeiro.
Biblioteca responsável: BR68.1