Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Concentrações séricas de uréia, creatinina, sódio, potássio e cálcio em eqüinos das raças Pantaneira e Árabe submetidos a esforço físico de longa duração no estado de Mato Grosso (cavalgada) Brasil

Aparecido Nunes Martins, Edivaldo; Antônio Silva Ribas, José; Germinaro, Ademir; Roberto Fernandes, Wilson; Diniz Santos, Marcelo; Carvalho, Lúcio; Manoel de Camargo, Lázaro.
R. bras. Ci. Vet.; 11(1-2): 1-2, 2004.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-712730

Resumo

Estudaram-se as alterações nas concentrações séricas de uréia, creatinina, sódio, potássio e cálcio de eqüinos das raçasPantaneira e Árabe, durante dois dias de cavalgada no município de Chapada dos Guimarães, Mato Grosso - Brasil. Dozeeqüinos foram divididos em dois grupos de acordo com a caracterização racial. Grupo I: seis animais da raça Pantaneira, eGrupo II: seis animais da raça Árabe. As amostras de sangue para avaliação dos parâmetros séricos foram colhidas em quatrotempos distintos: (T1) minutos antes do início da cavalgada e (T2) imediatamente ao término da cavalgada no primeiro dia,(T3) minutos antes da cavalgada no segundo dia, e (T4) imediatamente ao término da cavalgada no segundo dia. Foramverificadas alterações (P 0,05) de todos os constituintes analisados, porém, as mesmas ocorreram em diferentes tempos decoleta para cada constituinte. Na análise dos valores pré-cavalgada (T1) e pós-cavalgada (T4) o cálcio e potássio permaneceraminalterados (P>0,05), o sódio diminuiu, a uréia e a creatinina aumentaram (P 0,05) durante o período. Estes resultadosforam observados de forma semelhante nos dois grupos raciais estudados.
Biblioteca responsável: BR68.1