Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Cestóides Pseudophyllidea parasitos de congro-rosa, Genypterus brasiliensis Regan, 1903 comercializados no estado do Rio de Janeiro, Brasil

Knoff, Marcelo; Carmona de São Clemente, Sérgio; Del Giudice de Andrada, Caroline; Carlos de Lima, Francisco; do Espírito Santo Padovani, Rodrigo; Cristie Gonçalves da Fonseca, Michelle; Carolina Frota Neves, Renata; Corrêa Gomes, Delir.
R. bras. Ci. Vet.; 15(1)2008.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-712747

Resumo

Entre outubro de 2002 e setembro de 2003 foram adquiridos 74 espécimes de Genypterus brasiliensis comercializados nosmercados dos municípios de Niterói e Rio de Janeiro. Estes foram necropsiados, filetados e seus órgãos analisados. Dos 74espécimes analisados, 18 (24,3%) estavam parasitados por plerocercóides pertencentes ao gênero Diphyllobothrium Cobbold,1858 na cavidade abdominal, serosa do intestino, intestino e musculatura, onde a intensidade média de infecção foi de 1,66parasitos por peixe, a amplitude de variação da intensidade de infecção variou de um a sete e a abundância média foi de 0,40.Este é o primeiro registro de plerocercóides de Diphyllobothrium sp. em peixes teleósteos no Brasil.
Biblioteca responsável: BR68.1