Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Alterações patológicas e identificação da Escherichia coli como agente causal da celulite aviária em frangos de corte inspecionados em um matadouro de São Paulo

Leal Andrade, Cláudia; Bernardo Ferreira, Gustavo; Maia Franco, Robson; Rosendo do Nascimento, Elmiro; Tortelly, Rogerio.
R. bras. Ci. Vet.; 13(3)2006.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-712860

Resumo

Neste estudo foi analisada a descrição macroscópica e microscópica das lesões típicas de celulite em frangos de corte e suaassociação com a presença da bactéria Escherichia coli. Foram coletados 30 fragmentos de pele com suspeita macroscópicade celulite e 30 controle. A partir destas amostras, foram realizadas análises bacteriológicas e histopatológicas. Das 30amostras suspeitas de celulite, todas foram confirmadas na histopatologia, enquanto nas amostras controle, somente umaapresentou características histológicas da doença. Das amostras com confirmação histopatológica, 23 (76,6%) foram positivaspara a presença de E. coli. As principais alterações macroscópicas encontradas foram o espessamento e irregularidade dapele, alterações na coloração e placas amarelas destacáveis no subcutâneo. Microscopicamente, havia placas fibrinosasricas em restos celulares no subcutâneo, envoltas por um infiltrado inflamatório de histiócitos ou por infiltrado de heterófilos ecélulas gigantes multinucleadas e fibrose. Na análise bacteriológica, dentre as duas metodologias utilizadas, o método diretoe o de enriquecimento, o direto foi o que obteve maior número de isolamento de E. coli.
Biblioteca responsável: BR68.1