Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Características de reprodução, peso ao nascer e mortalidade de caprinos Anglo-nubianos, no município do Rio de Janeiro I Fatores que afetam o período de gestação, fertilidade e prolificidade

Fernando Dias Medeiros, Luís; Helena Vieira, Debora; Cruz Rodrigues, Victor; Guimarães Barbosa, Celso; Oldemar Scherer, Paulo.
R. bras. Ci. Vet.; 13(1)2006.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-712924

Resumo

Objetivou-se neste estudo avaliar o desempenho reprodutivo de um rebanho de caprinos da raça Anglo-nubiana, criados emregime semi-intensivo. A duração média do período de gestação das cabras foi de 148,46 dias. Foram verificados intervalosde 141 a 155 dias para a duração da gestação, com uma maior concentração (65,8%) de partos entre 146 e 150 dias. O períodode gestação foi influenciado significativamente pelo tipo de parição (P 0,01), e pelo ano, época e ordem de parição (P 0,05).Constatou-se a existência de uma relação inversa entre o número de crias e a duração da gestação. As parições ocorreram,na sua maioria, no período entre os meses de julho e outubro (88,5%), revelando, assim, que o sistema de criação nãointerferiu na parição sazonal dos caprinos mantidos na região Centro-Sul do Brasil. A taxa de fertilidade foi de 80,4%, a taxa degemelidade e o índice de prolificidade foram de 52,3% e 1,66 crias/cabras paridas, respectivamente. A taxa de fertilidade dascabras, foi influenciada significativamente (P 0,05) pelo ano e época de cobertura. O índice de prolificidade das matrizes foiinfluenciado significativamente pela época e ordem de parição (P 0,01) e para o ano de parição (P 0,05). O método diferencialde Weinberg mostrou que a proporção de parições gemelares de origem monozigótica foi de 3,1%.
Biblioteca responsável: BR68.1