Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

EFEITO DE VERMIFUGAÇÃO ESTRATÉGICA, COM PRINCÍPIO ATIVO À BASE DE IVERMECTINA NA INCIDÊNCIA DE PARASITOS GASTRINTESTINAIS NO REBANHO CAPRINO DA UFPI

da Silva Costa Júnior, Gregório; Lopes de Mendonça, Ivete; Elivalto Guimarães Campelo, José; Renato Cavalcante, Rildênio; Alves Dantas Filho, Laí; Márcia Rocha do Nascimento, Isôlda; Cardoso Saraiva de Almeida, Ezequiel; de Macedo Chaves, Ricardo.
Ci. Anim. bras.; 6(4): 279-286, 2005.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-713584

Resumo

Objetivou-se avaliar a eficácia de vermifugação realizada durante um ano no rebanho caprino da raça anglonubiana da Universidade Federal do Piauí, sendo a estratégia adotada caracterizada por vermifugações no período seco e no período chuvoso, com princípio ativo à base de ivermectina em aplicação oral. Avaliou-se a prevalência estacional de nematódeos gastrintestinais em cabritos, machos e fêmeas de seis a dez meses, cabra e reprodutor. Estimou-se o número médio de ovos e larvas de acordo com a época do ano, considerando-se os exames mensais como repetições dentro da época. Os resultados foram interpretados com base em estatísticas descritiva,médias e desvios padrões. Constatou-se baixa prevalência de ovos de nematódeos, oocistos de protozoários e larvas infectantes. Entretanto a variabilidade dentro da estação foi alta e, portanto, não se pode estabelecer com segurança associação entre a freqüência dos parasitas com a categoria animal, nem mesmo com a época do ano, mas há indícios de que a estratégia de vermifugação adotada interferiu no ciclo parasitário, alterando a maior incidência de parasitos gastrintestinais durante o período chuvoso. PALAVRAS-CHAVE: Caprino, helmintos gastrintestinais, protozoários.
Biblioteca responsável: BR68.1