Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

ASPECTOS ANATOMO-HISTOPATOLÓGICOS DA INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL DE BOVINOS PELA INGESTÃO DE FRUTOS DE Stryphnodendron fissuratum MART.(ROSQUINHA)

da Silva Rodrigues, Ary; Sérgio Troncoso Chaves, Nilo; Donizeti Damasceno, Adilson; de Almeida Souza, Marcos; Humberto da Rocha Júnior, Luiz; Charles Gonzaga Júnior, Wagner.
Ci. Anim. bras.; 6(3): 195-202, 2005.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-713837

Resumo

Este trabalho avaliou os aspectos anatomo-histopatológicos na intoxicação por ingestão de frutos triturados de S. fissuratum de 15 bovinos mestiços machos, com idades entre dez e quatorze meses, pesando entre 96 e 214 kg, divididos em três grupos (I, II, III) com cinco animais cada, submetidos à ingestão forçada de 30g/kg, 20g/kg e 10g/kg de peso vivo, respectivamente, em uma única parcela. Um animal de cada grupo foi estabelecido como controle. Todos os animais dos grupos I, II e III, que ingeriram os frutos, adoeceram e morreram nos intervalos de 2 a 5 dias, 3 a 8 dias e 6 a 11 dias, respectivamente. Os exames anatomopatológicos macroscópicos dos animais intoxicados em todos os grupos evidenciaram edema gelatinoso subcutâneo e líquido em cavidades naturais. Hemorragia no endocárdio foi o principal achado no coração, associado ao edema de pericárdio. Edema e hiperemia foram constatados nos rins. Observaram-se edema e hemorragia de serosa no rúmen, no retículo e no omaso. No abomaso destacaramse edema, hiperemia e úlceras na mucosa. Nos intestinos encontraram-se edema, hiperemia e hemorragias. No exame microscópico, o coração apresentou necrose de coagulação, tumefação celular multifocal e focos de calcificação. Os rins mostraram glomerulite, atrofia e/ou ausência de glomérulos, necrose e degeneração nos túbulos coletores. O fígado evidenciou necrose e degeneração gordurosa de
Biblioteca responsável: BR68.1