Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

OCORRÊNCIA DE ANTICORPOS CONTRA Neospora caninum E Toxoplasma gondii E ESTUDO DE FATORES DE RISCO EM CÃES DE ARAÇATUBA - SP.

D. S. BRESCIANI, K.; J. COSTA, A.; M. NUNES, C.; C. M. SERRANO, A.; B. MOURA, A.; S. STOBBE, N.; H. V. vperri@com.br, S.; A. DIAS, R.; M. GENNARI, S..
Ars Vet.; 23(1): 40-46, 2007.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-714607

Resumo

A ocorrência de anticorpos contra Neospora caninum e Toxoplasma gondii foi determinada através de uma amostra de 108 cães em 63 domicílios e canis da zona urbana do município de Araçatuba, SP, por meio da reação de imunofluorescência indireta (RIFI). Para se verificar possíveis associações entre a presença de anticorpos contra os referidos coccídios e as variáveis raça, sexo, idade, dieta, ambiente, presença de gatos e acesso às ruas, o Teste Qui-Quadrado (ou Teste de Fischer) foi realizado. Também foi realizada uma análise de fatores de risco com as variáveis mais associadas à infecção por T. gondii e N. caninum. Dos 63 locais amostrados, 28 (44,4%) foram soropositivos para T. gondii e 15 (23,8%) para N. caninum. Foi verificada associação entre cães positivos para T. gondii e criados em ambiente de terra ou gramado (p 0,001), quando comparados aos mantidos em ambiente cimentado. A presença de um dos agentes não apresentou associação com a ocorrência simultânea do outro coccídio (p = 0,84).PALAVRAS-CHAVE: Toxoplasma gondii. Neospora caninum. Cães. Epidemiologia.
Biblioteca responsável: BR68.1