Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

DETECTION OF FELINE INFECTIOUS PERITONITIS VIRUS (FIPV) USING PCR. / DETECÇÃO DO VÍRUS DA PERITONITE INFECCIOSA FELINA (FIPV) POR MEIO DA PCR.

S. MONTELEONE, G.; E. BRANDÃO, P.; DEMÉTRIO, C.; GREGORI, F.; ROSA, C.; A. R. ROSALES, C.; SOARES, P.; M. SOARES, R.; Y. B. VILLARREAL, L.; J. RICHTZENHAIN, L.; A. JEREZ, J..
Ars Vet.; 21(1): 30-33, 2005.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-714822

Resumo

A peritonite infecciosa dos felinos (PIF) é uma doença geralmente fatal de felinos selvagens e domésticos. O agente etiológico da PIF (Feline Infectious Peritonitis Virus, FIPV) é um coronavírus; um RNA vírus envelopado de fita simples da família Coronaviridae. O presente artigo relata a padronização e a aplicação de um método de diagnóstico de PIF baseado em PCR do gene codificador da proteína S do FIPV. Amostras de efusão pleural ou peritonial de 11 gatos e 1 leoa e amostras de soro sangüíneo de 10 gatos com efusão cavitária foram enviadas ao Laboratório de Virologia da FMVZ-USP. Das 22 amostras testadas, apenas uma, referente a uma efusão pleural, mostrou-se positiva pela PCR. Hipóteses ligadas ao diagnóstico clínico, à dinâmica da infecção viral e a características intrínsecas das amostras podem ser utilizadas para explicar o número de amostras negativas. A técnica de PCR aqui descrita apresenta-se como uma alternativa para o diagnóstico da peritonite infecciosa dos felinos. Aliada aos diagnósticos sorológico e histopatológico, é uma ferramenta que vem ajudar a esclarecer a etiologia e a epidemiologia da doença em diversas espécies, permitindo um entendimento da cadeia de transmissão e da dinâmica e patogenia virais e da necessidade de vacinas.PALAVRAS-CHAVE: Peritonite. Felina. Diagnóstico. PCR.
Biblioteca responsável: BR68.1