Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Intervalos de tempo entre enema e colonoscopia rígida no preparo intestinal com soçução monobásica e dibásica de sódio em quatro cães

Bonilla Trindade, Anelise; Veloso Brun, Maurício; Cristina Basso, Paula; Heinze Pöhl, Virgínia; de Oliveira Machado, Viviane; Eduardo Bortolini, Carlos; Benck Soso, Auren; Teresinha França, Raqueli; Antonio Contesini, Emerson.
Acta sci. vet. (Online); 36(2): 161-165, 2008.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-730257

Resumo

A colonoscopia é importante procedimento diagnóstico e terapêutico utilizado nas afecções que acometem o intestino grosso de cães. Uma condição essencial para sua realização é o preparo do paciente, incluindo a remoção de fluídos e do material fecal do cólon. Nesse estudo foram avaliados a eficácia do preparo com bisacodil oral e enema fosfatado, comparando dois diferentes intervalos de tempo entre o enema e a colonoscopia. Quatro cães foram distribuídos igualmente em dois grupos: grupo 2 horas (G2h) e grupo 45 min. (G45min.), de acordo com o intervalo de tempo transcorido entre o segundo enema e a colonoscopia. Em ambos os grupos, o colônica grau II foi classificado como bom, enquanto que o G45min. em grau I, excelente. A solução de NaP retal, promove limpeza colônica adequada para colonoscopia, porém, para melhor visibilização da mucosa, indica-se que o segundo enema seja realizado 45minutos previamente ao procedimento.
Biblioteca responsável: BR68.1