Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Uso da combinação dos anestésicos tiletamina e zolazepam na imobilização de Ctenomys lami (Rodentia-Ctenomydae) no sul do Brasil

Guiomara Stein, Gisele; Francisco Bonini Stolz, José; Vera Stein, Ingrid; Estrázulas, Marina; Lipp, Vanessa; Renato Ochotorena Freitas, Thales; Silva Caríssimi, André.
Acta sci. vet. (Online); 37(3): 271-275, 2009.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-730491

Resumo

Estudos sobre contenção química de animais silvestres são de extrema importância para a manipulação destes, minimizando o estresse e garantindo segurança no procedimento anestésico tanto para os animais quanto para a equipe de trabalho. Zoletil ® foi utilizado para imobilização de tuco-tucos (Ctenomys lami) capturados no Rio Grande do Sul (Brasil) entre maio e junho de 2008. A dose utilizada foi de 8mg/kg, por via intramuscular, produzindo um tempo de indução de 2,5± 1,05min. A recuperação dos reflexos (quando os animais retornam a decúbito esternal) levou o tempo de 37,3±12,32min e o retorno à deambulação ocorreu em 52,83±14,32min. Não foi observada reação adversa ao uso de Zoletil, a não ser uma mínima perda na regulação de temperatura. Dois animais vieram a óbito durante a anestesia. Zoletil administrado na dose de 8mg/kg foi um efetivo agente para imobilização de tuco-tucos de vida livre.
Biblioteca responsável: BR68.1