Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Aplicação da radioterapia em felino portador de Carcinoma Epidermóide nasal e palpebral utilizando Protocolo de HipofracionamentoA radioterapia é uma das modalidades do tratamento do câncer. Esta técnica é raramente utilizada na medicina

Carvalho dos Santos Cunha, Simone; Alfredo Vidal de Carvalho, Luis; César Canary, Paulo; Reisner, Marcio; Neves Pereira, Adriana; Barão Corgozinho, Kátia; Justen Moreira de Souza, Heloisa; Maria Reis Ferreira, Ana.
Acta sci. vet. (Online); 35(2): 239-243, 2007.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-730645

Resumo

A radioterapia é uma das modalidades do tratamento do câncer. Esta técnica é raramente utilizada na medicina veterinária do Brasil, mas tem sido empregada com sucesso em diversos tipos de neoplasias de animais domésticos no exterior. O emprego da radioterapia no tratamento de pacientes felinos com carcinoma epidermóide facial vem sido indicada nos casos onde há grande grau de invasão de tecidos, o que impossibilita a excisão cirúrgica. No entanto, esta técnica pode ser preconizada como tratamento de eleição neste tipo de neoplasia, já que são poucos os efeitos colaterais observados, além de preservar a questão estética do animal, apreciada pelos proprietários. O presente trabalho relata o caso de um felino, SRD, fêmea, portadora de carcinoma epidermóide nasal e palpebral, que foi tratada através de radioterapia. O protocolo utilizado consistiu de uma aplicação semanal de 7,6 gy durante 4 semanas. Os efeitos colaterais observados foram mínimos, e a lesão neoplásica regrediu continuamente ao longo do tratamento.
Biblioteca responsável: BR68.1