Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Aparelho de Thomas Modificado associado ao pino intramedular na osteossíntese de tibiotarso em cacatua (cacatua galerita)

Henrique Miranda, Afonso; Antônio Franco da Silva, Luiz; Guimarães Franco, Leandro; Borges Menezes, Liliana; Batista da Silva, Ediane; de Moura, Marialvet; Henrique Coutinho Ribeiro, Gustavo.
Acta sci. vet. (Online); 36(3): 303-306, 2008.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-731902

Resumo

Diante da quantidade de variáveis descritas com relação à técnica ideal de fixação de fraturas em aves, o presentetrabalho objetivou descrever o tratamento cirúrgico de um caso de redução de fratura de tibiotarso em cacatua empregando a técnica de pinagem intramedular associada ao aparelho de Thomas modificado. Após a realização da cirurgia, a ausência de sinais clínicos sugestivos de comprometimento circulatório no local da fratura, tais como edema, cianose e necrose, associados à facilidade de locomoção, indicaram que o tipo de imobilização obtido com a muleta de Thomas foi adequado. O método de pinagem intramedular, associada ao aparelho de Thomas modificado, permitiu satisfatória estabilidade ao foco da fratura e adequada formação do calo ósseo, evidenciado pelos exames clínicos e radiográficos, sendo considerado eficiente na redução de fratura de tibiotarso em cacatua.
Biblioteca responsável: BR68.1