Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Uso do Ester cianoecrilato como auxiliar na fixação de dispositivo intravenoso periférico em coelhos submetidos a procedimentos cirúrgicos experimentais

Antônio Franco da Silva, Luis; Vito Couto do Amaral, Andréia; Eurides, Duvaldo; Elias Rabelo, Rogério; Franco Guimarães, Leandro; Ivete de Moura, Maria; Karine Soares, Lorena.
Acta sci. vet. (Online); 35(3): 327-332, 2007.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-732925

Resumo

O experimento foi realizado no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO/Brasil, utilizando-se 40 coelhos machos, peso médio de 2,6 quilogramas, da raça Nova Zelândia ( Oryctolagus cuniculis), na faixa etária de cinco meses. Os animais foram distribuídos aleatoriamente em quatro grupos de dez (GI, GII, GIII e GIV). Nos animais pertencentes ao grupo I (GI) a veia marginal do pavilhão auricular foi canulada utilizando-se cateter de politetrafluoretileno, os animais que compuseram o grupo II (GII) procedeu-se a canulação com scalp tipo butterfly. Em ambos os grupos, aplicouse na pele da superfície dorsal da orelha e na superfície ventral do cateter ou scalp, cola éster de cianoacrilato. Nos animais pertencentes aos grupos II  (GIII) utilizou-se cateter, e no grupo IV (GIV) utilizou-se scalp tipo butterfly, ambos fixados com esparadrapo. Durante o período de observação, os dispositivos não permaneceram no leito vascular em dois coelhos pertencentes ao GI, três do GII, três do GIII e em cinco animais que compuseram o GIV, sendo que os deslocamentos foram observados após interromper o procedimento anestésico. Constatou-se que o etil-cianoacrilato fixou adequadamente cateteres rígidos e flexíveis na veia auricular dorsal de coelhos, permitindo infusão venosa com segurança.
Biblioteca responsável: BR68.1