Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Efeitos da morfina e da metadona associadas à acepromazina em gatas anestesiadas com propofol e haloteno e submetidas à ovariossalpingohisterectomia

Manfrinate, Regiane; Arabia Araji Dahroug, Magyda; Cristina Farias, Daniela; Paulo dos Santos Vasconcelos, Luiz; Nagle de Sousa Wayhs, Nicolle; Monzem, Samuel; Capistrano da Silva, Erotides; Vitor Amorim Galceran, João; Bogorni, Francineide; Lopes de Souza, Roberto; Dambrósio Guimarães, Luciana.
Acta sci. vet. (Online); 37(3): 245-251, 2009.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-733108

Resumo

Os fármacos utilizados na medicação pré-anestésica são úteis para preparar o paciente para anestesia, causando sedação, analgesia, redução na dose dos anestésicos e menor incidência de efeitos adversos ao paciente. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos cardiovasculares e respiratórios, comportamentais, relaxamento muscular, analgesia pós-operatória da morfina ou metadona associadas à acepromazina em gatas anestesiadas com propofol e halotano e submetidas a ovariossalpingohisterectomia. Para isso, foram utilizadas 20 gatas clinicamente sadias, distribuídas em 2 grupos: o grupo I recebeu a associação de acepromazina (0,05mg/kg) e metadona (0,2mg/kg) e o grupo II recebeu a associação de acepromazina (0,05mg/kg) e morfina (0,2mg/kg) administradas na mesma seringa por via intramuscular. Foram avaliados frequência cardíaca e respiratória, pressão arterial sistólica, saturação de oxi-hemoglobina, concentração de dióxido de carbono no ar expirado, temperatura retal e tempo de preenchimento capilar, nos períodos pré, trans e pós-operatórios. Pode-se concluir que ambas as associações produziram leve sedação e podem ser utilizadas com segurança em felinos, pois promoveram boa analgesia sem efeitos colaterais.
Biblioteca responsável: BR68.1