Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Análise tensional e morfológica da anastomose colônica na colite induzida por ácido acético a 10 por cento, em ratos Wistar, tratados com extrato aquoso de aroeira-do-sertão a 10 por cento (Myracrodruon urundeuva fr. all.) / Tensional and morphologic analysis of the colonic anastomosis on 10 percent acetic acid induced colitis, in Wistar rats, treated with 10 percent aroeira-do-sertão (Myracrodruon urundeuva fr. all.) aqueous extract

Cavalcante, Antonio Rubens Soares Martins; Rodrigues, Lusmar Veras; Menezes, Dalgimar Beserra de; Cunha, Maria do Perpétuo Socorro Saldanha da; Goes, Annya Costa Araújo de Macedo.
Acta cir. bras.; 20(2): 180-186, 2005. tab, graf
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-74

Resumo

OBJETIVO: Verificar, do ponto de vista tensional e morfológico, o efeito do extrato aquoso de aroeira-do-sertão a 10 por cento na anastomose colônica, na vigência de colite induzida por ácido acético a 10 por cento, em ratos Wistar. MÉTODOS: Foram utilizados 48 ratos da linhagem Wistar, distribuídos em dois grupos. Todos os animais foram submetidos à indução da colite por solução aquosa de ácido acético a 10 por cento. Vinte e quatro horas após, os animais foram submetidos à laparotomia, colotomia transversa total e anastomose término-terminal com fio de polipropileno 5-0. Grupo A (veículo), animais tratados com veículo à base de carboximetilcelulose. Grupo B (aroeira), animais tratados com extrato aquoso de aroeira a 10 por cento. Ambos tratamentos foram sob a forma de enema. Os grupos A e B foram distribuídos em subgrupos A3, A7, A14 e A21; B3, B7, B14 e B21, respectivamente, conforme a data prevista para a eutanásia (3, 7, 14 e 21 dias). Nas respectivas datas, os animais foram relaparotomizados, o segmento colônico contendo a anastomose foi ressecado, submetido ao teste de pressão e em seguida à análise histológica. Para o estudo morfológico, as lâminas foram coradas com hematoxilina-eosina e avaliou-se a condição de cicatrização baseado numa tabela de escores que variava de 0 a 16. Quanto maior o escore melhor o grau de cicatrização. RESULTADOS: Na avaliação do estudo morfológico, que quantifica a evolução e o grau de cicatrização, como resultado final do processo cicatricial, o grupo aroeira foi superior ao grupo veículo (p<0,05) no vigésimo primeiro dia, mostrando maior rapidez na reparação tecidual que se dá por regeneração e não por fibrose. Com relação ao teste de tensão, houve diferença estatisticamente significante no dia 3, com predominância do grupo aroeira sobre o grupo veículo (p<0,05). CONCLUSAO: O extrato aquoso de aroeira-do-sertão a 10 por cento, tem atividade cicatrizante na anastomose colônica na vigência de colite induzida por ácido acético a 10 por cento. Melhora a resistência à tensão na zona da anastomose colônica no 3º dia. (AU)
Biblioteca responsável: BR68.1