Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação da composição de diferentes classes de café verde produzidos no sudoeste da Bahia / Evaluation of the composition of different green coffee classes produced in southwest Bahia

Pinto, Sthefany Nicolle Gomes; Batista, Acsa Santos; Correia, Keila Souza; Lima, Amanda Beatriz Sales de; Santos, Leandro Soares.
Hig. alim.; 33(288/289): 1244-1248, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-743422

Resumo

O grão de café é uma das matérias-primas de maior importância comercial. Objetivou-se avaliar a atividade antioxidante, os teores de umidade e cinzas e as propriedades ópticas do grão de café verde. Os grãos de café foram moídos e utilizados para as análises, e os resultados obtidos foram submetidos à Análise de Variância (ANOVA). Através das análises foi possível caracterizar o café como sendo muito seco, com umidade abaixo de 12%. Em relação ao teor de cinzas, as amostras analisadas estavam dentro do limite permitido pela legislação. A classe Mole (M) apresentou maior luminosidade em relação às demais podendo ser classificada como de melhor qualidade. Todas as classes apresentaram capacidade antioxidante. Quanto ao teor de compostos fenólicos totais (CFT) não houve diferença significativa entre as classes. Portanto, foi possível avaliar a composição do café verde.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1