Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação da qualidade do tucupi comercializado na cidade de Castanhal- PA / Quality evaluation of marketed tucupi at Castanhal city

Sousa, Carina Ranielly Silva e; Andrade, Larissa Bandeira de; Braga, Adriano Cesar Calandrini; Braga, Licia Amazonas Calandrini.
Hig. aliment; 33(288/289): 1264-1267, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-743426

Resumo

O tucupi é definido como um molho parcialmente fermentado e condimentado, derivado da mandioca. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade do tucupi comercializado no município de Castanhal-PA, por meio de análises físico-químicas, com destaque para a determinação de cor (parâmetros L*, a* e b*). O estudo foi conduzido a partir de um delineamento em parcelas subdivididas de 27 amostras de tucupi, sendo os dados avaliados por análise de variância (p<0,05). Os resultados da pesquisa mostraram que houve diferença significativa para a acidez expressa em ácido lático, para o pH, para os açúcares totais e para todos os parâmetros da análise de cor. Conclui-se, portanto, que o tucupi comercializado no município de Castanhal-PA apresenta grande variação quanto as características do padrão de identidade e qualidade do produto, fazendo-se necessária uma maior atuação dos órgãos fiscalizadores sobre a produção e comercialização do tucupi.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1