Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Caracterização físico-química da polpa e da farinha da fibra de manga (Mangifera indica L. Cv. “Tommy Atkins”) / Physico-chemical characterization of pulp and fiber flour from mango (Mangifera indica L. Cv. “Tommy Atkins”)

Láscaris, Matheus Péricles Silva; Chaves, Ana Carolina Sampaio Doria; Souza, Geisse Caroline Nepomuceno de; Santos, Monica Carvalho; Nunes, Tatiana Pacheco.
Hig. aliment; 33(288/289): 1329-1333, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-743440

Resumo

Após o processamento industrial da manga, cerca de 60% do peso do fruto é resíduo, que é desperdiçado pela indústria de alimentos. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi caracterizar a polpa e a farinha da fibra da manga. Esse material foi obtido após o descasque, descaroçamento e despolpamento, onde se obteve a polpa e o resíduo que ficou retido no equipamento, o qual foi denominado de fibra. A polpa foi armazenada a -18°C e a fibra foi desidratada e triturada para a obtenção de uma farinha. Após estes processos, determinou-se os valores de pH, umidade, cinzas, teor de sólidos solúveis e ácido ascórbico tanto para a polpa quanto para a farinha, enquanto que a acidez foi determinada somente para a polpa e o teor de fibra alimentar total e lipídeos apenas para a farinha da fibra. Os resultados demonstram que este resíduo tem características interessantes para indústria, podendo ser utilizado como enriquecimento para alimentação animal e humana.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1