Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Caracterização físico-química de diferentes variedades de folha de Manihot utilizadas na produção de maniva cozida / Physical-chemical characterization of different varieties of Manihot leaf used in the production of cooked maniva

Lehalle, Ananda Leão de Carvalho; Cunha, Bruno Silva; Maciel, Lorena Pedreiro; Lima, Consuelo Lúcia Sousa de; Abreu, Laura Figueiredo.
Hig. aliment; 33(288/289): 1339-1343, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-743442

Resumo

A mandioca é uma planta dicotiledônia da família Euphorbiaceae e gênero Manihot. Além da importância da raiz da mandioca como alimento, as folhas (ou parte aérea), dependendo da espécie, são ricas em proteínas, vitaminas B1, B2, C, β-caroteno e minerais, utilizadas como componente principal no preparo da “Maniçoba”, estando muito presente na cultura gastronômica paraense, que vem ganhando destaque a nível nacional. Este trabalho teve como objetivo realizar a caracterização físico-química de folhas de mandioca, macaxeira e maniçobeira utilizadas na produção da maniva cozida. As análises foram de acordo com a IN Nº1 da ADEPARA de 05/06/2016, sendo estas de umidade, cinzas, proteínas, lipídeos e fibras, todas pelos métodos da AOAC. Percebeu-se a que boa parte se adequou aos parâmetros estabelecidos por lei e que a inserção de novas variantes pode trazer benefícios ao consumidor.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1