Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

EVALUATION OF THE VITALITY OF NELORE CALVES BORN OF NORMAL OR DYSTOCIC PARTURITIONS/Avaliação da vitalidade de bezerros nelores nascidos de partos normais ou distócicos.

FEITOSA, F. L. F.; PERRI, S. H. V.; BOVINO, F.; MENDES, L. C. N.; PEIRÓ, J. R.; GASPARELLI, E. R. F.; YANAKA, R.; CAMARGO, D. G..
Ars vet; 28(1): 001-007, 2012.
Artigo em Português | VETINDEX-Express | ID: vti-763735

Resumo

A adaptação à vida extra-uterina é um período crítico para o recém-nascido. Inúmeras alterações ocorrem em diferentes sistemas e órgãos, incluindo a função respiratória e o equilíbrio ácido-básico. Os neonatos podem morrer devido à hipóxia ou traumas sofridos durante a parturição. Visando avaliar a influência do tipo parturição (normal ou distócico) em relação ao escore Apgar de vitalidade neonatal e aos valores de hemogasometria de bezerros nascidos de partos eutócicos ou distócicos, foram utilizados 30 bezerros da raça Nelore, sendo 18 animais nascidos de partos eutócicos e 12 de partos laboriosos. As amostras sanguíneas foram colhidas por venopunção jugular, imediatamente após o nascimento e às 24 horas de vida. O pH, a pressão parcial de oxigênio (pO2), a pressão parcial de dióxido de carbono (pCO2), o dióxido de carbono total (TCO2), a concentração de bicarbonato (HCO3-), o excesso de bases (BE), e a
Biblioteca responsável: BR68.1