Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Técnicas de descontaminação de castanhas-do-brasil intencionalmente contaminadas com Aspergillus nomius / Techniques of decontamination of brazil nuts intentionally contaminated with Aspergillus nomius

Ribeiro, Maria do Socorro Souza; Cunha, Bruno Silva; Abreu, Laura Figueiredo; Silva, Otniel Freitas; Lima, Consuelo Lúcia Sousa de.
Hig. aliment; 33(288/289): 2842-2845, abr.-maio 2019. graf
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-8302

Resumo

A castanha-do-brasil é uma matéria-prima de origem amazônica, conhecida por seus benefícios nutricionais. Entretanto, por conta da produção extrativista este produto está susceptivel a vários focos de contaminação durante a cadeia produtiva. Este trabalho teve como objetivos a avaliação de diferentes métodos de descontaminação para controle de Aspergillus nomius produtor de aflatoxinas em castanha-do-brasil. As amostras de castanhas foram inoculadas com suspensão de A. nomius e posteriormente, foram testadas as técnicas de secagem em estufa a 60°C por 8 horas, esterilização em cabine UV por 20 minutos e sanitização com hipoclorito de sódio a 200 ppm por 15 minutos. Todos os tratamentos tiveram ação sob a cepa, sendo obtidos reduções de 3,18; 1,66 e 1,04 RD, respectivamente. A secagem mostrou-se o melhor tratamento de descontaminação, no entanto, mais pesquisas com outros métodos de descontaminação em castanhas são necessárias para controle da contaminação fúngica.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1