Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Aproveitamento da farinha de casca de mandioca na elaboração de pão de forma / Utilization of cassava peel flour for preparing loaf bread

Vilhalva, Divina Aparecida Anunciação; Moura, Camila Melo Araújo de; Caliari, Márcio; Souza, Thaísa Anders Carvalho; Silva, Flávio Alves da; Soares Junior, Manoel Soares.
R. Inst. Adolfo Lutz; 70(4): 514-521, out.-dez. 2011. ilus, graf, tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-8441

Resumo

Nas indústrias de mandioca são produzidos grandes volumes de resíduos sólidos (cascas e bagaço). A viabilidade de aproveitamento da farinha de casca de mandioca (FCM) para o consumo humano foi pesquisada, como substituto parcial da farinha de trigo (FT) na elaboração de pães de forma. Delineamento inteiramente aleatório foi utilizado, efetuando-se cinco tratamentos e quatro repetições originais. O tratamento com 7,5 por cento de substituição de FT por FCM resultou em maior volume específico (4,78 cm3/g)entre os procedimentos com FCM. A luminosidade (L*) variou de 64,92 a 11,54 e a cromaticidade (a*) entre 0,78 e 7,58, com escurecimento do miolo com o aumento do nível de substituição de FT por FCM. Todos os tratamentos apresentaram teores mais elevados de fibras e mais baixos de carboidratos do que o pão controle. A aceitação dos pães de forma com diferentes taxas de substituição de FT por FCM foi satisfatória e todos os atributos avaliados receberam escores médios acima de 6,72. Os pães com até 15 por cento de substituição de FT por FCM não diferiram do tratamento controle quanto ao aroma, textura e sabor, que fortalecem a constituição de uma alternativa viável de inclusão de um produto contendo alto teor defibras no mercado. (AU)
Biblioteca responsável: BR91.2
Localização: BR68.1