Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Ocorrência de Cronobacter spp. (Enterobacter sakazakii) em alimentos infantis adquiridos em um hospital público / Occurrence of Cronobacter spp. (Enterobacter sakazakii) in infant food purchased in a public hospital

Freitas, Luciana Giorgetti; Ristori, Christiane Asturiano; Jakabi, Miyoko; Paula, Ana Maria Ramalho de; Rowlands, Ruth Estela Gravato.
R. Inst. Adolfo Lutz; 70(4): 548-553, out.-dez. 2011. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-8446

Resumo

Cronobater spp. (E. sakazakii) é considerada um micro-organismo oportunista que vem ganhando atenção de autoridades de Saúde Pública, pelo crescente número de surtos de infecção em recém–nascidos e lactentes. A bactéria está associada a casos raros, com alta taxa de mortalidade, podendo causar meningites, enterocolite necrosante e septicemia. Cronobacter spp. tem ampla disseminação, porém apenas as fórmulas lácteas infantis em pó foram, epidemiologicamente, associadas às doenças causadas por esse agente. No presente estudo foi avaliada a ocorrência de Cronobacter spp. em alimentos destinados às crianças de 0-36 meses de idade, adquiridos em lactário de um hospital público do município de São Paulo. Vinte e seis amostras de fórmulas reconstituídas e 24 produtos em pó foram analisados segundo a metodologia da ISO. Cronobacter spp. foi detectada em uma amostra (3,8 por cento) reconstituída de alimento infantil à base de farinha de milho e em quatro desse produto em pó (16,7 por cento). A bactéria não foi detectada nas fórmulas infantis destinadas às crianças de 0-6 meses, contudo sua presença em outros alimentos infantis pode contribuir para a contaminação do ambiente e dos utensílios dos lactários por meio da contaminação cruzada. (AU)
Biblioteca responsável: BR91.2
Localização: BR68.1