Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Detecção de Salmonella spp. em mexilhões Perna perna dos bancos naturais de baía densamente urbanizada / Salmonella spp. detection in brown mussels Perna perna from natural sea beds of a densely urbanized bay

Passos, Estevão de Camargo; Mello, Ana Ruth Pereira de; Sousa, Cícero Vagner de; Oliveira, Maria Aparecida de; Casarini, Luiz Miguel; Motta, Nathalia de Sousa; Henriques, Marcelo Barbosa; Machado, Ingrid Cabral; De Rosso, Veridiana Vera; Rivera, Irma Nelly Gutierrez.
R. Inst. Adolfo Lutz; 70(4): 631-636, out.-dez. 2011. mapas, tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-8457

Resumo

O objetivo deste estudo foi detectar a presença de Salmonella spp. em amostras de mexilhão Perna perna(L.) de bancos naturais da Ilha das Palmas, Baia de Santos, São Paulo, Brasil. No período de agosto de 2010 a julho de 2011 foram realizadas dez coletas de mexilhões Perna perna de três pontos distintos, no total de 29 amostras. Estas foram processadas segundo a metodologia descrita no Compendium of Methods forthe Microbiological Examination of Foods. A Salmonella spp. foi isolada em 20,7 por cento das amostras analisadas. As cepas de Salmonella spp. apresentaram quatro diferentes sorotipos dentre os seis isolados. O sorotipo dominante foi o S. Livingstone, detectado em três (50 por cento) amostras, e os demais (S. Infantis, S. enterica subsp.salamae e S. Albany) foram isolados de uma amostra (16,6 por cento). Salienta-se que em cada um dos pontos de coleta foram isoladas duas cepas distintas de Samonella spp,; no ponto 1 S. Livingstone e S. Albany, ponto 2S. Infantis e S. Livingstone, e ponto 3 S. enterica subsp. salamae e S. Livingstone. A S. Livingstone foi isolada em amostras de três pontos, duas no mês de janeiro de 2011 e uma no mês de junho de 2011. (AU)
Biblioteca responsável: BR91.2
Localização: BR68.1