Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação da unidade analítica na detecção de Salmonella spp em frangos a varejo / Evaluation of the analytical unit for detecting Salmonella spp. in poultry at retail

Yamatogi, Ricardo Seiti; Galvão, Julia Arantes; Baldini, Eduardo Delbon; Souza Junior, Luiz Carlos Teixeira de; Rodrigues, Marianna Vaz; Pinto, José Paes Almeida Nogueira.
R. Inst. Adolfo Lutz; 70(4): 637-640, out.-dez. 2011. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-8458

Resumo

Mais de 95 por cento das salmoneloses humanas são de origem alimentar e, entre os alimentos envolvidos na transmissão estão os produtos de origem animal, especialmente os de maior relevância, os produtos avícolas. Diante desta questão, o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estabeleceu um programa com a finalidade de reduzir e monitorar a contaminação por Salmonella spp. nas carcaças de aves. Neste estudo, foi comparada a eficiência de duas metodologias de análises (o enxágue da carcaça e a excisão da pele) para recuperação de células da bactéria, bem como para a verificação da ocorrência do agente patogênico em amostras coletadas na região de Botucatu, SP. Em 100 carcaças analisadas, computando-se os resultados de ambas as metodologias, 43 por cento (43/100) estavam contaminadas por Salmonella spp. Por meio de metodologia de enxágue foram detectadas 81,40 por cento (35/43) amostras com resultados positivos e 51,16 por cento (22/43) pela técnica de excisão. Embora a técnica de enxague tenha detectado número superior de amostras positivas, não houve diferença estatística (p > 0,05) entre os resultados obtidos pelas duas metodologias. Estudos adicionais devem ser realizados, dada à importância das carcaças de frango na veiculação de Salmonella spp. e sua consequente introdução no ambiente de preparação de alimentos. (AU)
Biblioteca responsável: BR91.2
Localização: BR68.1