Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Bolo light, diet e com alto teor de fibras: elaboração do produto utilizando polidextrose e inulina / Preparing a light, diet and high fiber contents-containing cake formulation adding polydextrose and inulin

Mota, Maria Carliana; Clareto, Silvia Silveira; De Azeredo, Eveline Monteiro Cordeiro; Moraes, Ana Lúcia Leite; Almeida, Dione Moreira de.
R. Inst. Adolfo Lutz; 70(3): 268-275, set. 2011. graf, tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-8491

Resumo

Neste estudo foi desenvolvida uma formulação para bolos com baixo conteúdo calórico, isento de açúcar e com alto teor de fibras, para obter alimento light, diet e com propriedades funcionais. Os percentuais de polidextrose e emulsificante adicionados em substituição à gordura foram estabelecidos pela Metodologia de Superfície de Resposta. A inulina foi adicionada como fonte de fibras nas proporções de 6%, 12%, 18% e 24%. Os parâmetros avaliados foram densidade específica da massa crua, volume específico, aceitação e aparência dos bolos. A formulação com 100% de substituição por polidextrose e adição de 1,5% de emulsificante obteve as melhores notas nos atributos avaliados e apresentou redução calórica de 30%, o que possibilita sua classificação como alimento light. Essa formulação pode ainda ser classificada como:“alimento com baixo teor de gorduras”, pois o teor de gordura total foi menor do que 3 g/100 g do produto; e, ainda, como alimento diet, pela isenção de sacarose em sua preparação. A adição de 18% de inulina na formulação light/diet resultou em produto com alto teor de fibras (7,44 g/100 g). A formulação de bolo obtida é alimento saudável e saboroso que pode ser incluído na alimentação dos consumidores com necessidades especiais e daqueles preocupados com a saúde. (AU)
Biblioteca responsável: BR91.2
Localização: BR68.1