Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação da qualidade microbiológica no processamento de pescados / Evaluation of microbiological quality in fish processing industry

Sousa, Consuelo Lima; Freitas, José de Arimatéia; Lourenço, Lúcia de Fátima Henriques; Araujo, Eder Augusto Furtado; Souza, Jesus Nazareno Silva de.
R. Inst. Adolfo Lutz; 70(2): 151-157, abr.-jun. 2011. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-8501

Resumo

Foram avaliadas as condições higiênico-sanitárias de uma indústria de processamento de pescados, analisando-se 170 amostras de superfícies (equipamentos, utensílios e luvas), coletadas por meio de swab em dois períodos do dia (no início da manhã e da tarde). Em cada período foram coletadas cinco repetições de amostras em dias diferentes. Foram realizadas contagens de mesófilos aeróbios e de coliformes totais; e apresença ou ausência de coliformes termotolerantes foi posteriormente confirmada. A contagem média de mesófilos aeróbios variou entre amostras de superfícies, e a maioria mostrou diferença significativa (p<0,05)entre o período e dia de coleta. Das amostras coletadas de equipamentos e utensílios, 42 apresentaram resultados não conformes segundo a recomendação da OPAS de 1,70 log UFC/cm2 para mesófilos aeróbiose ausência de coliformes a 45°C. Das amostras não conformes, corresponderam àquelas coletadas no turno da tarde. As contagens de mesófilos aeróbios variaram de 3,3 a 6,8 log UFC/amostra de luva, com diferença significativa (p<0,05) entre os dois períodos de coleta; e coliformes totais variaram de 2,6 a 3,8 log UFC/luva. A ausência de higienização adequada detectada no ambiente de processamento de pescado indica que ela seja resultante da incorreta aplicação dos Procedimentos-Padrão de Higiene Operacional.(AU)
Biblioteca responsável: BR91.2
Localização: BR68.1